Para quem pensa em se aventurar e viajar com apenas uma mochila nas costas, precisa providenciar, antes de mais nada, uma boa mochila e também um bom calçado, o qual deve ser o mais confortável possível.
Sua mochila deve ser prática e confortável. Caso contrário, a sua maior companheira pode se tornar a sua maior inimiga.
O TIPO E TAMANHO
Existem mochilas dos mais diversos tamanhos. O tamanho das mochilas é medido em litros (L).
Mochilas de Ataque (15 a 35L) - São as pequenas mochilas usadas em trilhas rápidas de até um dia.
Mochilas Cargueiras Pequenas (40 a 75L) - São as mochilas de médio tamanho, geralmente utilizadas em travessias (trekking de mais de um dia).
Mochilas Cargueiras Grandes (acima de 75L) - Essas são para quem realmente tem a necessidade de levar muito equipamento ou geralmente quando se vai a algum país onde o clima sofre grandes alterações. Lembre-se que você vai ter que carregar muito peso e o preparo físico nessa situação é importantíssimo.
QUE ITENS LEVAR EM CONTA?
- Fitas de compressão: Muito úteis para levar do lado de fora da mochila isolante térmico, bastão de caminhada, etc.
- Barrigueira: Responsável por aliviar o peso da mochila nos ombros, se presa corretamente na cintura, acima do osso ilíaco (o par lateral que faz parte da cintura pélvica e da bacia), fará com que a maior parte do peso seja transportada para lá. A barrigueira deve ser larga e acolchoada para não machucar durante as caminhadas.
- Alças acolchoadas: Deve conter alças largas e anatômicas para distribuir o peso no ombro, com ajustes para sua altura.
- Revestimento: É importante escolher uma mochila que tenha revestimentos do tipo Dry System nas partes que tenham contato direto com o corpo, eliminando assim o suor e facilitando a ventilação.
- Barras nas costas: São barras de metal que fazem a sustentação da mochila. É importante para dividir o peso da carga.
- Material: Nylon e cordura são os materiais mais utilizados e resistentes.
- Hidratação: Muitas mochilas já vem com compartimento para o cantil flexível e saída para a mangueira de hidratação. Vale pagar um pouco mais por uma mochila com essa característica, já que você pode se hidratar sem a necessidade de parar ou tirar a mochila pesada das costas.
- Regulagem: As regulagens de barrigueira e alças não são as únicas a levar-se em conta. Existe também a regulagem nas costas para cada tipo de altura. Se a mochila que você estiver escolhendo não tem essa regulagem, verifique se ela é ideal para o seu tamanho.
- Capa de chuva: Nem todas vem com capa de chuva da própria mochila. Nesse caso, não se preocupe. Compre uma capa avulsa e use-a sempre. O uso da capa de chuva dificulta que alguém mexa em sua mochila e a protege do pó e desgaste na hora de colocá-la em um bagageiro, por exemplo. A durabilidade da sua mochila será muito maior.
- Bolsos externos: Sempre muito úteis, facilita para guardar objetos que você usa com mais frequência.
- Zíperes frontais: Muito usados, evita que você tenha que desmontar a mochila inteira para pegar um item que esteja no meio das coisas já guardadas.
A ESCOLHA
Vá até uma loja especializada e experimente uma a uma. Comprar pela internet esses itens só é indicado caso você já conheça a mochila. Caso contrário, é comprar de olhos vendados.
ONDE ENCONTRAR?
Segue abaixo algumas lojas onde você poderá comprar a sua mochila. Porém não recomendo a compra dela pela internet sem antes provar uma.
Tribe Outdoor - www.tribeoutdoor.com.br
Centauro - www.centauro.com.br
Pé na Trilha - www.penatrilha.com.br